Você quer saber como o RH está se preparando para o futuro? Quer conhecer as tendências, os desafios e as oportunidades que o Recursos Humanos enfrenta? O HR Innovation, no total, já reuniu dados e análises de mais de mil profissionais da grande área de RH sobre o cenário atual e as perspectivas do setor no Brasil.

Em nosso relatório, identificamos que os maiores desafios para a gestão de pessoas em 2024 incluem: efetuar uma gestão eficaz em ambientes remotos, desenvolver habilidades técnicas e comportamentais, garantir o bem-estar e engajamento dos colaboradores, promover a diversidade e inclusão, além de atrair e reter talentos em um mercado competitivo.

Quer saber como driblar essas questões? Então confira um resumo dos principais assuntos que a pesquisa traz. E, claro, não deixe de baixar o relatório completo para coletar todos os insights e se preparar para o futuro!

Report 2024: conheça as novidades!

Em um mundo onde a inovação e a estratégia definem os líderes do mercado, o papel de Recursos Humanos nunca foi tão importante. Pensando nisso, o HR Innovation deste ano trouxe algumas novidades!

Utilizamos uma metodologia robusta e pesquisa detalhada com ênfase nas lideranças, reunindo opiniões e insights de mentes estratégicas — profissionais que não só enfrentam os desafios diários da gestão de pessoas, mas também compreendem as complexidades e necessidades tecnológicas do setor

Confira o perfil dos respondentes: 

  • Área de atuação: a maioria (32,6%) atua na gestão de RH, seguida pelo departamento pessoal (28,2%), atração e seleção (14,4%), business partner (7,5%) e treinamento e desenvolvimento (4,4%);
  • Segmentos: o setor de serviços lidera (30,3%), seguido pela tecnologia (15,7%), indústria (14,6%), comércio (12,3%) e logística (8,1%);
  • Número de colaboradores: a maior parte dos respondentes está na faixa de 51 a 300 colaboradores (36,1%). Na sequência estão as faixas de 1 a 50 (25,5%), de 301 a 1000 (18,8%), de 1001 a 3000 (10,1%) e acima de 3000 colaboradores (9,5%).

O HR Innovation 2024 é um convite à reflexão e ao aprofundamento sobre como inovar e se adaptar às mudanças que definirão o cenário empresarial nos próximos anos. 

A pesquisa também traz insights importantes sobre:

  • O nível de domínio e uso de people analytics pelos líderes de RH. Apenas 11,1% dos profissionais de RH afirmam ter pleno domínio dessa ferramenta, enquanto 29,5% das organizações já estão aplicando essa estratégia de dados para otimizar a gestão de pessoas;
  • As principais dificuldades e oportunidades que os líderes de RH enfrentam no dia a dia. Você vai conhecer os desafios relacionados à cultura organizacional, ao engajamento dos colaboradores, à liderança, à inovação, à diversidade e à inclusão;
  • As expectativas e as recomendações dos líderes de RH para o futuro do setor. Você vai saber quais são as tendências e as melhores práticas para se adaptar às mudanças e se destacar no mercado.

Faça o download da pesquisa completa e não perca essa oportunidade de aprender com os líderes de RH que estão fazendo a diferença no setor!

HR Innovation: insights da 4ª edição

A seguir, trouxemos uma pequena amostra do que você encontra no relatório completo. Confira!

RH estratégico

Que o RH é um dos fatores mais importantes para o sucesso e crescimento das organizações não é novidade. No entanto, sabia que, segundo o HR Innovation, apenas 26% dos participantes avaliam o RH como uma área estratégica?

Isso mostra que muitas empresas ainda não aproveitam todo o potencial do RH para gerar valor e resultados. Se você quer mudar essa realidade e mostrar o quanto o RH é estratégico para uma empresa, baixe o relatório completo!

Departamento Pessoal 

O Departamento Pessoal é uma área essencial para o funcionamento de qualquer empresa, mas também uma das mais complexas e desafiadoras. Na nossa pesquisa, foram identificados os principais obstáculos que eles enfrentam no dia a dia: o principal deles ainda é a gestão e fechamento do ponto, com 19.5% das respostas.

Esse desafio pode comprometer a eficiência e satisfação dos colaboradores, além de gerar riscos trabalhistas e fiscais para as empresas. Por isso, é fundamental buscar soluções que possam facilitar e otimizar as atividades do DP, como sistemas integrados, automatização de processos e terceirização de serviços.

Quer saber mais sobre os resultados da pesquisa? Então, baixe agora o relatório completo e confira! 

HR Innovation: confira os insights da 4ª edição do relatório. 19,5% dos profissionais de departamento pessoal enxergam a gestão e fechamento do ponto como um desafio.

Treinamento e desenvolvimento 

A educação corporativa é uma das principais ferramentas para aumentar a competitividade e produtividade dos colaboradores nas empresas. 

No entanto, ela também envolve diversos desafios. No HR Innovation deste ano, identificamos os principais obstáculos enfrentados e como eles foram superados. Entre eles, se destacam:

  • A capacitação de lideranças (35.9%);
  • Gerir a sucessão (32.2%);
  • Fazer a gestão de carreira (31.1%);

Esses desafios exigem soluções criativas, inovadoras e personalizadas, que atendam às necessidades e aos objetivos de cada empresa e de cada colaborador.

Baixe o relatório completo e confira as tendências, os cases e as recomendações para o seu RH.

Desenvolvimento humano e organizacional

O Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) é o subsistema de Recursos Humanos que se dedica ao bem-estar, à satisfação e ao crescimento dos colaboradores nas empresas. Mas você sabe quais são os principais desafios que essa área enfrenta e como superá-los?

No HR Innovation 2024, descobrimos que o engajamento dos colaboradores, o clima organizacional e a experiência do colaborador (employee experience) são os maiores obstáculos que eles enfrentaram em 2023 e que continuarão a exigir atenção em 2024.

Para vencer esses desafios, é preciso adotar ações contínuas, integradas e personalizadas, que envolvam desde a gestão de equipes até a implementação de planos de carreira, reconhecimento e desenvolvimento.

Mas como fazer isso, na prática? Confira no nosso relatório completo

Recrutamento 

Encontrar e contratar os melhores profissionais para a sua empresa é uma tarefa cada vez mais difícil e complexa. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Manpower Group (2023), o Brasil é um dos países com as maiores taxas de escassez de talentos do mundo, com 80% dos empregadores relatando dificuldade para preencher suas vagas

Esse é o nível mais alto dos últimos 17 anos, tanto no Brasil quanto no restante do mundo. Mas quais são os principais desafios que as empresas enfrentam nessa área? Quais são as tendências, os cases e as recomendações para o seu RH?

Confira mais no HR Innovation 2024

HR Innovation: confira os insights da 4ª edição do relatório. 80% dos empregadores relatam dificuldade para preencher suas vagas.

People Analytics 

A pesquisa HR Innovation revela que somente 26.4% dos RHs contam com alguma tecnologia para people analytics. Isso significa que a maioria dos RHs ainda enfrenta dificuldades para se posicionar de forma estratégica na organização, pois depende de processos manuais e demorados para coletar, validar e analisar os dados. 

E, sejamos sinceros, a tecnologia não vai esperar: é preciso se adaptar à transformação digital ou ficar para trás na velocidade das operações.

Se você quer saber mais sobre como usar o people analytics na sua empresa, baixe agora o relatório e descubra como os dados podem ser o seu maior aliado na gestão de pessoas. 

Inteligência artificial 

A inteligência artificial é uma realidade cada vez mais presente no mundo do trabalho, mas ainda pouco explorada pelos RHs.

Isso representa um enorme potencial de crescimento e diferenciação para as empresas que souberem aproveitar essa oportunidade na gestão de pessoas, já que a IA pode trazer benefícios como:

  • Automatizar processos burocráticos e repetitivos;
  • Analisar grandes volumes de dados e gerar insights valiosos para a tomada de decisões baseadas em evidências;
  • Personalizar a experiência dos colaboradores, oferecendo soluções adaptadas às suas necessidades, preferências e perfis.

Quando se trata da implementação de uma nova tecnologia, por exemplo, a IA ainda é o último critério considerado pelos RHs, enquanto a busca por eficiência operacional lidera o ranking (70.5%) e somente 10% das empresas já estão utilizando e investindo nessa área. 

Baixe o relatório para conferir os dados completos!

Leia também: Tecnologia no RH: entenda sua importância e benefícios

Engajamento 

Sabia que o engajamento dos colaboradores é o maior desafio para os RHs em 2024

Dados de pesquisa realizada pela consultoria Ynner, em 2023, mostraram que 72% dos colaboradores brasileiros não estão engajados no trabalho. Isso afeta diretamente a produtividade, o turnover e a lucratividade das empresas. 

A pesquisa também destaca as principais razões para a falta de engajamento: 

  • Falta de reconhecimento (62%); 
  • Falta de oportunidades de desenvolvimento (58%); 
  • Falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional (56%).

Quando prioriza esta questão, o RH está agindo de forma estratégica. Desse modo, os líderes sugerem:

Treinar as lideranças, implantar avaliação de desempenho, plano de cargos e salários, programa de sucessão, controle vacinal, educação de colaboradores e corpo clínico”

Baixe agora o relatório completo e descubra como aumentar o engajamento dos seus colaboradores em 2024.

HR Innovation: confira os insights da 4ª edição do relatório. Principais razões para a falta de engajamento.

Cultura organizacional

A cultura organizacional é um dos principais fatores que influenciam o desempenho, a inovação e a satisfação dos colaboradores nas empresas. No entanto, ela também é um dos maiores desafios para os profissionais de RH, especialmente em um cenário de trabalho híbrido ou home office.

Segundo pesquisa da Gartner, 41% dos líderes de RH dizem que a conexão dos funcionários com a cultura é comprometida pelo trabalho híbrido. No entanto, é preciso ter clareza de que a experiência cultural tradicional, que conhecíamos no período pré-pandemia e que serve geralmente de base para comparação, já foi ressignificada.

Os RHs que participaram do HR Innovation trouxeram as suas experiências em relação ao fortalecimento da cultura organizacional. Baixe o relatório e anote as dicas para aplicá-las na sua empresa!

Tecnologia no RH 

A tecnologia e a inteligência artificial são ferramentas poderosas para otimizar os processos, aumentar a produtividade e desenvolver as competências das equipes e das lideranças nas empresas

Da mesma maneira, elas também são fontes de desafios e incertezas para os profissionais de RH, que precisam se adaptar às novas demandas e possibilidades do mercado.

Quase 30% dos RHs ainda não utilizam tecnologia na área. Mas, para 2024, 83.9% dos RHs pretendem investir, com foco no desenvolvimento das equipes e das lideranças.

Além das tecnologias, também existem as aplicações da inteligência artificial. No entanto, a visão dos profissionais de RH ainda se concentra em soluções mais cotidianas e operacionais, como o reconhecimento facial para registro de ponto.

Em que situações a aplicação da Inteligência Artificial pode ser adotada na gestão de pessoas, na sua opinião? Conheça as principais, segundo os RHs, no relatório completo!

O futuro se faz Ahgora!

Aqui na Ahgora, nossa missão é inovar e transformar o mundo do trabalho. Por isso, realizamos anualmente a pesquisa HR Innovation, que busca entender as tendências, desafios e oportunidades para Recursos Humanos.

No relatório de 2024, você encontrará dados valiosos sobre como as organizações estão se adaptando às mudanças provocadas pelo cenário atual, pela digitalização e pela diversidade. Você também verá como a Ahgora pode ajudá-lo a otimizar seus processos, engajar seus colaboradores e alcançar seus objetivos estratégicos.

Aproveite esta oportunidade para comparar os resultados da pesquisa com a realidade da sua empresa e identificar as áreas de melhoria e as boas práticas. 

Lembre-se que esta pesquisa é anual e você pode acessar os relatórios dos anos anteriores nos links abaixo:

Não perca tempo e faça o download da pesquisa completa agora mesmo. O futuro se faz Ahgora!