Considerando a importância dos profissionais de RH dentro das corporações, não é de se espantar que ganhem um dia todo deles. Desde 1976, o 3 de junho é considerado o Dia do Profissional de RH e o que não faltam são motivos para celebrar e valorizar o trabalho da área, que vem se transformando nos últimos anos, conquistando um papel cada vez mais estratégico.

No artigo de hoje, queremos te contar a história do Dia do Profissional de RH e refletir sobre os principais desafios enfrentados pela área dentro das companhias. Fato é que profissionais de Recursos Humanos deixaram de ter apenas funções administrativas e, hoje, contam com a ajuda da tecnologia para automatizar tarefas manuais e conquistar tempo para cuidar do que é mais importante: as pessoas.

Continue a leitura para descobrir os segredos da relação entre o RH e a tecnologia e o perfil do profissional de RH do futuro.

Dia do Profissional de RH: origem e história

A Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas, a WFPMA (World Federation of People Management Associations), foi criada em 3 de junho de 1976 e, desde então, muitos países passaram a celebrar o Dia do Profissional de RH nesta data. A Federação, vale ressaltar, segue em atividade e, atualmente, representa mais de 650 mil profissionais de RH nos quatro cantos do mundo.

No Brasil, a data foi reconhecida por Genésio Lucone, fundador da Associação Paulista dos Administradores de Pessoal (APAP), que foi a primeira organização do país voltada para profissionais de RH. A importância da organização foi tanta que, mais tarde, se transformou na Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), passando a representar profissionais de todo o país.

Fato é que governos e empresas de todo mundo não celebrariam essa data se o profissional de RH não tivesse uma grande importância na sociedade. A celebração é, antes de mais nada, um reconhecimento ao trabalho prestado pela área e uma oportunidade para refletirmos sobre o papel que o RH ocupa dentro das empresas e no mercado de trabalho de forma geral.

O papel estratégico do RH no mercado de trabalho

Quase 32% dos profissionais de RH do Brasil se consideram altamente estratégicos nas empresas que atuam. Esses são dados da última edição do Report HR Innovation, pesquisa realizada anualmente pela Ahgora, que já contou com a participação de mais de 1.000 empresas de todo o país.

Apesar do percentual ser bastante representativo, ele poderia ser muito maior se as áreas de RH dentro das companhias conseguissem reduzir a quantidade de atividades burocráticas que precisam lidar e aumentar o tempo dedicado ao planejamento e à análise de indicadores de RH. Sobre esse aspecto, inclusive, apenas 15,2% dos profissionais respondentes da pesquisa disseram gerar e analisar dados estratégicos sobre os colaboradores.

E o mais crítico é pensar que a dificuldade de fazer análises estratégicas é apenas uma das dores enfrentadas pelo profissional de RH.

Os desafios do profissional de RH

Gestão de ponto e presença, estratégias de treinamento e desenvolvimento, experiência do colaborador, clima organizacional. A lista de desafios do profissional de RH é extensa e é importante entender quais são eles para saber quais são os caminhos para superá-los e tornar o setor cada vez mais estratégico.

Atividades administrativas corriqueiras

Profissionais de RH que responderam à pesquisa HR Innovation 2023 apontaram a gestão de ponto e presença, o gerenciamento da folha de pagamento e a gestão de férias como principais dores do Departamento Pessoal de uma empresa. Isso deixa claro o quanto as atividades administrativas corriqueiras ainda são um grande desafio para as companhias e impedem que o setor de RH seja ainda mais eficiente e estratégico em sua atuação.

As planilhas mais acessadas pelo RH

Educação corporativa (LMS)

A contratação, adesão ou até o desenvolvimento de um LMS próprio foi o maior desafio elencado pelos profissionais de RH respondentes da pesquisa que estão buscando atuar mais em Treinamento e Desenvolvimento. E o desafio da educação corporativa precisa ser enfrentado com atenção e agilidade, visto que investir em capacitação é fundamental para tornar os profissionais de uma empresa cada vez mais engajados e qualificados, impactando diretamente os resultados do negócio.

Desenvolvimento Humano e Organizacional

No que diz respeito ao Desenvolvimento Humano e Organizacional, o engajamento, o clima organizacional e a cultura de feedbacks foram apontados pelos profissionais de RH como principais desafios. Como subsistema responsável pelo olhar voltado ao cuidado e a atenção com as pessoas, podemos dizer que o DHO tem papel fundamental dentro das companhias, atuando diretamente na retenção de talentos.

Recrutamento e seleção

O recrutamento foi apontado como uma das prioridades máximas dos gestores para 2023. E há grande chance desse apontamento se repetir ao longo dos anos, visto que esse é um trabalho essencial de qualquer setor de recursos humanos. E não é porque é essencial que os desafios são menores. Rotatividade, abertura de vagas e o próprio processo de recrutamento foram mencionados como pontos de preocupação dos profissionais de RH que responderam a pesquisa da Ahgora.

A tecnologia é a maior aliada do profissional de RH

Existem muitos caminhos para que as equipes de RH das empresas lidem com os desafios mencionados na pesquisa. Mas, uma coisa é fato: todos eles passam pela tecnologia.

A prova disso é que 75% dos respondentes da pesquisa disseram já investir em uma ferramenta de registro e gestão de ponto, 69% contam com um sistema de folha de pagamento e 45% conta com a ajuda da tecnologia para fazer a gestão de férias. Esses três pontos, caso você não se lembre, foram os principais desafios do Departamento Pessoal apontados pelos profissionais de RH na pesquisa.

O profissional de RH do futuro

Não temos dúvidas: o futuro do RH é ser cada vez mais estratégico e menos operacional. Inclusive porque estamos passando por transformações no mundo do trabalho, que vê ganhar força algumas tendências relacionadas à redução da jornada de trabalho, modelo híbrido e automação das tarefas gerenciais.

Com todas essas transformações, muda também a forma das pessoas se relacionarem, se comunicarem e elencarem prioridades em suas vidas. O bem-estar e a flexibilidade, por exemplo, se consolidam como fatores prioritários para profissionais de diversas áreas e o RH que não olhar para isso e não buscar ter uma atuação cada vez mais estratégica vai ficar para trás no mercado de trabalho.

Indicadores de RH

Profissional de RH, parabéns pelo seu dia!

Nós acreditamos que a tecnologia, muito mais do que facilitar e desburocratizar atividades cotidianas, é uma excelente aliada para empoderar os profissionais de RH dos mais diversos setores. E é por isso que nós investimos em ferramentas cada vez mais completas, que visam elevar a atuação da área de Recursos Humanos dentro de uma empresa e permitir que tenham tempo para se dedicar ao que mais importa: as pessoas que fazem parte da companhia.

Neste Dia do Profissional de RH, queremos parabenizar você que se dedica todos os dias à missão de cuidar da equipe e tornar a vida dos colaboradores da sua empresa melhor, mais fácil e mais feliz!

Nosso presente para os Profissionais de RH

O melhor presente que poderíamos dar aos profissionais de RH neste dia é uma rotina mais descomplicada e a oportunidade de ter uma atuação cada vez mais estratégica dentro das empresas. E é para isso que a Ahgora desenvolve tecnologias inovadoras, visando empoderar profissionais da área com tempo, ferramentas e dados em tempo real.

Além dos nossos sistemas, você, profissional de RH, também pode contar com a Ahgora para receber orientações sobre a sua rotina. Acesse nosso blog e confira e-books, checklists e outros materiais ricos criados especialmente para te apoiar no dia a dia e tornar a sua vida menos burocrática e mais estratégica.